terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Limpeza Facial diária





Hoje vamos conversar um pouco sobre a importância de fazermos uma boa higienização diária do rosto.




Muitas clientes tem me relatado na estética que não tem esse cuidado. Que de manhã apenas passam o filtro solar e muitas nem isso fazem.
Mas esse cuidado é fundamental a partir da adolescência.
De Manhã é importante pois temos de tirar a oleosidade que se acumulou durante a noite, retirar o resto de cremes passados na noite anterior e deixá-la pronta para todo um dia de sol, vento, ar condicionado, poluição, etc. Além disso a cútis tem de estar muito bem limpa para receber a maquiagem, por mais leve que seja.

Já à noite a limpeza é fundamental também pois temos que retirar também a oleosidade que foi se acumulando durante o dia e tirar completamente a maquiagem. Aliás, aqui podemos fazer um comentário a mais: nunca, jamais durma com maquiada o resultado vai ser realmente péssimo. A pele se renova durante a noite e essa renovação é completamente prejudicada se ainda tivermos resquícios de base, blush, pó, etc. O resultado disso será uma pele opaca, sem viço e envelhecida muito precocemente.
E isso é tudo o que não queremos. Por mais cansadas que estivermos, uma boa higienização da face não leva mais de que alguns minutos. Sendo que em troca você terá uma pele muito mais bonita e saudável.

O indicado é lavar 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Mais do que isso não é aconselhável pois as peles oleosas vão produzir mais sebo ainda como mecanismo de defesa e as secas podem ficar fragilizadas. Há pouco tempo atendi uma jovem garota que veio fazer uma limpeza de pele profunda na estética e se queixava de excesso de oleosidade de sua pele, ao fazer a ficha de anamnese descobri que lavava mais de 10 vezes por dia o rosto!!!! É claro que o organismo vai entender isso como uma tremenda agressão e se defender produzindo uma quantidade incrível de oleosidade, coisa que ela justamente tanto odiava.
Não utilize água quente a temperatura correta é de morna a fria.
Há muitas opções no mercado, prometo que aos poucos vou indicando algumas para vocês. Minha prioridade sempre será o clássico BBB mas nada ficará de fora. Afinal de contas há bolsos para todo tipo de cosmético.
Se a sua pele for mista, oleosa ou acneica opte sempre por gel e loção. Já as peles secas podem utilizar cremes ou leite de limpeza que costumam ser mais densos.
Algumas clientes me perguntam se creme (ou loção) de limpeza e demaquilante tem a mesmo objetivo. E a resposta é não. O ideal é que quando estammos maquiadas usemos primeiro o demaqulante e depois complementar a higienização com o creme de limpeza. De manhã podemos usar apenas este último.
Meninas, se vocês tiverem dúvidas, comentários ou sugestões, por favor, me escrevam vou ter muito prazer em ler e responder a todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário