terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Proteção Solar: dúvidas comuns

Olá Pessoal!!!
E o Natal???
Me contem,  como foi??
Tiveram muitos presentes??
Mas independentemente dos presentes que ganhamos o que vale é a confraternização familiar ou com os amigos. O que vier é bem vindo.
E está quase todo mundo se preparando para passar alguns dias na praia para o Reveillon.
E o tema proteção solar não pode deixar de fazer parte dos posts aqui do blog.




Como moramos no Brasil, farto em sol e raios ultra violeta (UV), não dá para bobear. Muito protetor é fundamental. A incidência de cancêr devido à falta de uso de FPS cresce a cada dia. No Brasil, uma pessoa com 25 anos já tomou 70% do sol que ela deveria ter tomado na vida TODA.
Primeiro quero  tirar algumas dúvidas que sempre ouço na estética das minhas clientes e depois falar sobre alguns protetores que recomendo e que são facilmente encontrados nas farmácias.

Dúvida: Posso usar o protetor corporal no rosto?
É melhor ter um para o rosto e outro para o corpo pois a pele da face é muito mais delicada e sensível que a do corpo então o indicado é usar protetores específicos para cada área do corpo. Eventualmente se tiver apenas o protetor corporal por perto, use ele mesmo. É melhor isso do que ficar totalmente desprotegida.

Dúvida: Depois que já estiver bronzeada posso deixar de usar protetor?
JAMAIS. Por mais "pretinha" que você esteja o uso do FPS continua sendo indispensável.

Dúvida: Posso confiar nos protetores que são "resistentes à água"?
Em termos, pois eles acabam saindo também mas como a gente acha que está mais protegida acaba relaxando e não reaplicando

Dúvida: Devo mesmo ficar reaplicando protetor a cada 2 horas?
Sim, sem dúvidas. Tanto na praia como na cidade. Nenhum FPS dura o dia todo por melhor que ele seja.

Dúvida: Com um bom protetor posso curtir o sol à vontade?
Você pode curtir as suas férias, sim. Mas o sol deve ser sempre evitado das 10:00 às 16:00. Nesse período do dia procure fazer atividades à sombra.


E lembre-se que estar bronzeada não é sinônimo de "saúde"......é apenas uma resposta da pele diante da agressão que é a exposição ao sol. Pele bronzeada é pele que vai manchar e envelhecer precocemente.Será que vale a pena??  Repitam este mantra quando estiverem lagarteando na praia: "estou perdendo as minhas fibras de colágeno e elastina. Estou ficando flácida e envelhecendo"  risos.......


Mas por outro lado ninguém precisa ficar de burca escondida em casa. A vida é pra ser vivida na sua plenitude, inclusive ao sol. Outra pergunta clássica na estética é a seguinte: qual é o melhor protetor solar?? Na verdade mais importante do que marcas outro ponto deve ser levado em consideração: a reaplicação.
Outra coisa: teste várias marcas: veja qual tem a textura mais agradável para você, o melhor aroma....e isso é bastante pessoal. Só testando para chegar a alguma conclusão.

Mas vamos a algumas sugestões que são facilmente encontradas em qualquer farmácia. Separei em dois grupos. Proteção para a praia e proteção para o dia a dia.


 PRAIA




Proteção Solar Corporal
Sundown - bloqueador solar Suncomplex FPS 30. Durante muito tempo não gostava da marca. Era oleosa, tinha um cheiro horrível.....mas devo confessar que a Sundown melhorou bastante. Tanto a questão de cheiro (que agora está bem mais suave) como na textura que agora é menos oleosa. Para muita gente ainda é sinônimo de protetor solar pois foiuma das primeiras marcas a investir pesado em FPS.


L´oréal Solar Expertise - bloqueador solar com vitamina E FPS 30.
 Este protetor é um dos que eu mais gosto dentre os que achamos mais facilmente nas farmácias. Absove rapidinho,. não deixa a pele pegajosa, praticamente não tem cheiro nenhum. E ainda vem com vitamina E. Uso este protetor abundantemente quando estou na praia e do todos os similares este é o melhor.

L´oréal Solar Expertise - Loção Solar Bloquadora FPS 30 - Icy Protection
É a novidade da marca para este verão, esta versão Icy dá  uma leve sensação de frescor ao ser aplicada. Para vocês terem uma ideia lembra mentol. Se houver uma leve brisa o fresquinho é melhor sentido. Claro que é uma frescurinha, literalmente falando, mas gosto de experimentar todo tipo de cosmético que ofereça sensação de frescor. Só achei que é pouco mais pegajoso que a versão tradicional.

Proteção Solar Facial

Nivea Sun Bloqueador Facial Light Feeling FPS 50



Gosto bastante da consistência deste protetor que não deixa a minha pele mais oleosa do que normalmente já fica no verão. A absorção é bem rápida também. No rosto a proteção deve ser sempre alta. Pois a pele da face é a que mais envelhece e a que mais recebe a incidência de raios solares. Então caprichem na aplicação e reaplicação. A quantidade deve ser sempre generosa. Se vocês passarem pouco o FPS cai pela metade.

Agora já que estamos nesta tema,  vejo que muita gente anda negligenciando a proteção solar na cidade. Até passam no rosto mas deixam as outras partes do corpo totalmente desprotegidas. E isso é um erro. Temos que aplicar protetor em TODAS as partes do corpo que não estão cobertas pela roupa: mãos, braços, pernas etc.

Então aqui vão duas opções para usar no dia a dia.

Protetor Corporal

Neutrogena UV Protection FPS 15



Este é um hidratante corporal com FPS 15, ideal para uso cotidiano quando a exposição solar é moderada.
Como quando estamos em casa ou no carro. No geral os hidratantes da Neutrogena são muito bons. Hidratam muito bem a pele e com este não é diferente. A pele fica realmente macia. A fragrância e bem suave, provavelmente não vai afetar ninguém. A tal da tecnologia Helioplex  que a Neutrogena coloca na embalagem serve para estabilizar o produto.

Mãos

Hidrafil - Creme anti aging para as mãos UVA FPS 20



Acabei de descobrir este creme para as mãos com protetor. Vocês já repararam que quase nenhum hidratante de mãos vem com FPS?? E isso realmente é uma pena pois nossas mãos estão constantemente expostas a radiação de raios UV. Reparem nas mãos de pessoas idosas.......vejam como envelhecem de forma muito rápida........com muitas manchas e flacidez. Isso é falta de cuidados com o sol. Estes dias recebi numa revista este creme para mãos com proteção da Hidrafil. A marca colocou 15 tipos diferentes de hidratantes na composição. O cheiro é muito bom.....mas claro que nesse quesito cada um tem uma opinião.Outro ponto forte é o toque seco dele. Dá para pegar numa caneta segundos pós a aplicação e ela não vai deslizar. Assim que acabar esta amostra grátis vou comprar um em tamanho regular.

Lembrem-se também dos lábios. Usem batons ou Lip balms com protetor de no mínimo FPS 15

Bom pessoal. Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Qualquer coisa, vocês já sabem. é só perguntar nos comentários ou me mandar um e mail.


Beijos (com protetor labial)
Andrea

11 comentários:

  1. Hola interesante espacio,
    que tengas unas felices fiestas
    y para el nuevo año que llega se cumplan tus
    deseos, ¡feliz año 2012!.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post!! deu pra esclarecer várias dúvidas
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Sempre que vou me expor ao sol passo bloqueador solar, até mesmo em tempos nublados. Agora com esse verão os cuidados devem ser redobrados.
    Esse bloqueador da Sundown é muito bom, já usei dele.

    Fashion World Feminino | Fan Page | Twitter

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. oi flor obrigada pelo carinho,desejo tudo de maravilhoso em 2012 com muito sucesso,flor não te vi no seguidores,será que deu algum erro,do jeito que os blogs andam,fique com Deus,bjus
    http://blogdasonhagleide.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Hola Ricardo!!!
    Gracias por las palabras.
    Que tengas un excelente 2012 tu también
    Andrea

    ResponderExcluir
  6. Oi De Carona com a Moda
    Que bom que o post foi esclarecedor.
    Feliz Ano Novo!!
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  7. OI Gleyce!!
    Que bom que gostou do post.
    Vc está certíssma. Mesmo estando nublado devemos aplicar protetor pois os raios UV continuam presentes mesmo com as nuvens.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  8. Oi Andrea,

    fiquei triste qdo constatei a baixa fixação...um perfume balinha é gostoso de ter em épocas informais. Fico feliz que tenhas gostado da resenha. ;)

    Há alguns dias, numa comprinha de farmácia, ganhei uma amostra desse protetor da Neutrogena e gostei. Minha pele, que é seca, pede algo mais hidratante e achei-o bom. Era a versão para o rosto.

    bjoks
    Dâmaris

    ResponderExcluir
  9. Olá Amiga

    Vim agradecer todo o carinho e prestígio, que vc nos concedeu, em 2011. Esperamos retribuir np próximo ano.

    FELIZ 2012

    BJ0000000000.......................
    www.amigadamoda1.com

    ResponderExcluir