segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Protetor Solar: A Quantidade Certa

Olá Pessoal!!!
Como foi o fim de semana?
Eu fui à estreia de O Hobbit, filme baseado em livro homônimo de Tolkien, o mesmo de O Senhor dos Anéis. E assisti numa cópia  que tinha a novíssima tecnologia HFR, que consiste no seguinte: normalmente um filme normal projeta 24 quadros por segundo. Mas o HFR exibe o dobro, são 48 frames por segundo. Na prática não há taaanta diferença assim.....se quiser conferir a tecnologia nova aqui em Curitiba, pode ir ao Shoppimg Mueller. A filme segue bem a temática e visual de O Senhor dos Anéis....tem até participação do Gollum.

Na semana passada saiu uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia revelando que 62% dos brasileiros ainda não usam protetor solar!! Considerando que moramos em um país tropical e com abundância de sol é um número no mínimo preocupante. Claro que o governo tem culpa nessa história também, pois protetor solar devia ser vendido como medicamento e não como cosmético. Se isso mudasse os impostos seriam reduzidos e muito mais gente teria acesso aos protetores. Mas mesmo assim, ainda muita gente que pode adquirir protetores solares ainda não criou o hábito de aplicá-lo todo santo dia.
Além disso a pesquisa mostrou que a maioria das pessoas não reaplica o protetor durante o dia e aplica a quantidade errada.
E isso vejo muito na estética, esses dias uma cliente me comentou que ela usava protetor todo dia e que mesmo assim o produto durava quase um ano!!! Se a gente passa menos do que a quantidade aconselhável o FPS cai drasticamente. O correto para rosto, pescoço e colo é uma colher de chá cheia.




 É por isso que não curto muito bases com FPS pois normalmente passamos beeemm menos base do que a quantidade certa de protetor indicada.
Para exemplificar mais fiz uma foto com a colher de chá cheia. Essa é a quantidade ideal a cada aplicação para o rosto, pescoço e colo.
Coloquei também a colher de café ao lado que é bem menor. Pois muita gente se confunde com a de chá.
Outra coisa: reaplique pelo menos uma vez ao dia (depois de 4 horas da primeira aplicação).
Se a exposição ao sol for direta a reaplicação deve ser a cada 2 horas.

E seguir aquele velho ditado da vovó, evitar o sol das 10:00 às 16:00 ainda é válido e fundamental.
Neste  post falo de algumas dúvidas das clientes na hora de passar protetor solar.
Neste outro comento a respeito das novidades sobre protetores solares para os próximos meses.

Um enorme beijo e caprichem na proteção solar!!!
Andrea

20 comentários:

  1. Muito legal o post! nesta época é imprescindível a proteção né! mas é mta coisa se for passar só o protetor né...e verdade..base passo bem menos que isso!
    beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI BeautyInLuv
      Parece que é muita coisa mas é a quantidade ideal indicada. Eu mesma passava bem menos protetor antigamente
      Depois que a gente se acostuma é tranquilo...
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  2. Adorei a dica, não sabia da quantidade certa '0'
    Beeeijos! BlogDDC♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dani!!!
      Passando essa quantidade a cada aplicação vc estará bem protegida.Prevenção é tudo!!
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  3. Faz um tempo, a Renata, dermatologista dona do Bulle de Beauté fez um post e um vídeo mostrando a quantidade correta de protetor solar a ser aplicada e explicou direitinho a questão da medição de FPS, dos 2 mg/cm², o que chocou muita gente que passava pouco. Outro dia, vi uma moça comentando que não gostava da Renata e achava ela mal profissional simplesmente porque achava que ela exagerava muito na quantidade de protetor e desperdiçava produto. A moça ainda alegou ter perguntado a vários dermatologistas se era mesmo necessário aquela quantidade e, segundo ela, todos disseram que não. Se nem os dermatologistas ajudam, ao prestar informações erradas, vai demorar muito para os brasileiros aprenderem a se fotoprotegerem corretamente.
    Propagandas como a do protetor solar da Nívea, que alega proteger e ainda bronzear não ajudam em nada a mudar esses hábitos (para mim, se bronzeia não está protegendo). Pior são as moças que usam BB cream com FPS e dizem que, além de render muito, pois uma gotinha é suficiente para cobrir o rosto todo, eles ainda substituem o base, hidratante e protetor solar...

    ResponderExcluir
  4. Oi Vane!!!
    Fanstástico o seu comentário!!! Fico abismada quando algumas meninas comentam que X protetor rende bastante pois uma gotinha rende para todo o rosto. Isso está totalmente equivocado. Protetor nao é maquiagem!. Base vc pode colocar 2 gotinhas se quiser e está tudo certo. Mas FPS não é assim. Tem que usar a quantidade correta. Nao sei que profissinais essa moça consultou mas os bons médicos indicam uma colher de chá para rosto pescaço e colo. E vc está certíssima quanto ao desserviço que algumas marcas prestam aos consumidores!!! Tem até aquela marca Assepxia que afirma em seus comerciais "agora você pode dormir maquiada". Uma barbaridade tremenda e que tinha que ser punida!!!
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  5. Meu final de semana foi super movimentado, trabalhei no sábado pela manhã, depois fui ao shopping e de tarde fiquei em casa inventando moda; ontem fui na casa da sogra e da minha mãe....
    Eu não deixo de usar protetor solar nem nos dias nublados. Muitas pessoas pensam que os raios não atravessam as nuvens só porque não tem sol e deixam de passar o filtro, aí ficam com a pele vermelha e ardida e isso é muito perigoso. Tem um hidratante da Mary Kay que parei de usar durante o dia por não conter filtro solar, então passo o meu filtro de cada dia e deixo o hidratante para usar à noite :)
    Beijox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Tati!!
      Isso mesmo!! Mesmo em dias nublados temos que aplicar Protetor. É importante tbm passar a quantidade correta e reaplicar.
      Beijos para vc
      Andrea

      Excluir
  6. Adorei o post e protetor solar tem que usar mesmo!! Eu mesma uso todos os dias para trabalhar, nao importanta se e inverno ou verao. O importante e usar sempre!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Aninha!!
      Exatamente, protetor o ano todo!! Seja verão ou inverno.
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  7. Eu já tinha ouvido uma dermatologista falar sobre essa quantidade, é muita coisa! Fico melecada se passar tudo isso no rosto, rs.
    Uso o Anthelios AE e acho quer preciso de outro que seja super absorvente e mais barato para poder usar nessa quantidade.
    Estou programando para ir ver o Hobbit na quarta ;)
    Bjus

    Rafa
    Rafaelando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rafa!!
      Pode parecer muito protetor mas depois que a gente se acostuma é tranquilo. Vai aumentando aos poucos a quantidade. E lembre que é para pescoço e colo também.
      Se gostou do Trilogia do Senhor dos Anés acho que vai curtir bastante O Hobbit.
      Beijao
      Andrea

      Excluir
  8. Adorei a dica Andrea
    eu uso protetor mais acho que nao uso na quantidade certa nao!

    Beijos

    http://www.jessicarcoelho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Je!!!
      A maioria absoluta das pessoas nao usa a quantidade adequada de protetor solar, por isso achei interessante fazer um post sobre isso.
      Continue aplicando o seu FPS e lembre de reaplicar.
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  9. perfeito esse post
    tbm não confio em bases cm fps
    sempre aplico o protetor antes e no decorrer do dia retoco com pó com proteção
    não adianta super, mas é melhor que nada
    Beijos linda
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!!!
      Realmente, pó com proteção solar é um bom quebra galho. Ideal seria aplicar o protetor solar, mas se não é possível passar um pouco de pó com FPS é melhor que nada.
      Beijocas
      Andrea

      Excluir
  10. Ótima dica, adoreii! Não sabia da quantidade certa!
    beijos ♥
    http://anaclaudiac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Excelente post Andreia. Mas, gosto de protetores que tenham uma tonalidade, tipo base. Você teria algum para indicar para pele oleosa?
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mari!!!!
      Há várias opções interessantes para pele oleosa. Um que tenho gostado bastante ultimamente é o Fluido Facial Ultra Leve FPS 60 da Natura. A textura é realmente super leve, tem sido ótimo nestes dias tórridos.
      Beijos
      Andrea

      Excluir