segunda-feira, 9 de julho de 2012

Protetor Solar: novidades

Olá Pessoal!!!

Quando fico alguns dias sem postar aqui no blog para conversar com vocês já sinto saudades. Ontem estava pensando em vocês e cheguei a sonhar com isso!!! É com imenso carinho e amor que faço o bloguito e eu sinto todo o carinho de vocês ai do outro lado. Obrigada pela companhia!!!

Falo muito aqui sobre a importância fundamental  da aplicação diária do protetor solar. E a imprensa como um todo vive abordando esse assunto também. O que acho muito positivo pois tem ainda muita gente que não usa. Ou que usa apenas quando está exposta muitas horas ao sol. E isso, como sabemos, é um erro. Protetor tem de ser aplicado TODO santo dia. Mesmo que a gente fique só em casa. Os raios UV entram pela janela. Além disso os raios do computador também trazem danos à pele.




Mas até ai não temos muitas novidades, não é mesmo????
Bom,a Anvisa está obrigando as empresas que produzem protetores solares a entrarem dentro de novos parâmetros. E já aviso que isso é ótimo para nós consumidores.

As empresas tem 2 anos para se adaptar às novas medidas, então tempo não vai faltar.

Uma das novas mudanças é a seguinte "a necessidade da indicação de reaplicação será obrigatória para todos os protetores solares e fica vedada indicação de que o produto não precisa ser reaplicado" E essa nova determinação é ótima pois existia muito abuso e até mesmo má fé por parte de muitas empresas. Sabe o que muitas colocavam nos rótulos??? "permanece por até 8 horas na pele". E isso é um verdadeiro desrespeito  pois com essa frase fazia crer ao consumidor que ele não precisaria reaplicar durante o dia. E isso é simplesmente uma mentira.  TODO protetor precisa ser reaplicado durante o dia, independentemente da marca. Tanto é que agora a informação da reaplicação vai ser obrigatória.

 Outra novidade é que "que o valor mínimo do Fator de Proteção Solar (FPS) vai aumentar de 2 para 6" O que é muito bom também pois alguns cosméticos colocavam em letras garrafais na embalagem COM FPS. E essa proteção era  miserável!! O mesmo que quase nada. Mas tinha o apelo de proteger contra os danos do sol. Claro que FPS 6 não é grande coisa  também, mas é bem melhor que 2.






Ficou determinada também "uma metodologia específica para a comprovação contra raios UVA, que, até então, não estava definida." Isso traz mais segurança para a gente também.


Outra medida excelente: "A Anvisa, aumenta os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor"   Hoje as marcas colocam quase que livremente nas suas embalagens "resistente à água" , por exemplo. A partir de agora essas afirmações "terão que ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento". E mesmo que o produto seja comprovadamente resistente a água vai ter que deixar claro que a reaplicação é necessária.


E para finalizar "fica vedada qualquer alegação de 100% de proteção contra as radiações solares". Pois isso não existe!!! Nenhum produto tem esse poder.


Achei todas estas mudanças excelentes e por isso quis compartilhá-las aqui com vocês.
E nunca esqueçam: caprichem no protetor e na reaplicação, todo santo dia!!  Faça chuva, faça sol.


Beijos e uma semana maravilhosa

Andrea







 


 

 


11 comentários:

  1. Por sentir falta e sonhar com esse mundinho aqui é que resolvi fazer outro blog...rs
    Amei essa novidade, já estava mais que na hora.
    No momento estou usando um recomendado pelo dermatologista que foi manipulado, estou pensando em fazer resenha dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Re!!
      Fazer blog é uma delicia, né???
      Faça resenha do seu protetor, sim. Mesmo sendo manipulado vai ser interessante.
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  2. Ótima essa regulamentação, quanto mais informação melhor :)
    Um ótimo início de semana!
    Bjus

    Rafaelando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Rafa!!
      Com certeza!!! Gostei tanto dessas novas normas que achei interessante compartilhar aqui com vocês.
      Beijão
      Andrea

      Excluir
  3. Novidades mais do que benvindas! Ganhamos, todos! bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Otimo post eu por exepmo acreditava que quando diz "permanece na pele por 8 horas" não era necessario reaplicar nesse periodo...
    Beijocas
    http://oblogdamulherpoderosa.blogspot.fr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina!
      E você não está sozinha nisso, quase todos os consumidores eram induzidos ao erro. POr isso mesmo a Anvisa teve que proibir esse tipo de afirmação nos rótulos.
      Beijos
      Andrea

      Excluir
  5. Olá.
    Adorei esse post muito bom,parabéns.
    Sabia que agora você tem um ótimo lugar para divulgar suas postagens,é o Agregador de blogs Teia,rápido, fácil, grátis e não necessita cadastro, não fique de fora desse agregador de conteúdos de blogs que cresce a cada dia!!
    Espero você lá.
    Até mais

    ResponderExcluir
  6. Sair sem protetor solar jamais! Adorei as dicas, excelente post!

    Está rolando sorteio de um kit LUXO com peças de caveirinhas. Não deixe de participar!
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  7. que otimo !
    nao sabia que os raios do pc tbm prejudiicavam a pele...

    ResponderExcluir