segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Titanic - A Exposição

Olá Pessoal!!!
Tudo bem???
E o fim de semana?
Como vocês sabem sempre que posso saio um pouco do foco do blog e recomendo passeios interessantes.
Esses dias fui a uma exposição muito bacana que está sendo apresentada aqui em Curitiba: Titanic - A Exposição - Objetos Reais, Fatos Reais que está no centro de eventos ao lado do Shopping Barigui.
Vamos embarcar??



Na bilheteria a entrada é uma réplica exata do bilhete original e atrás vem a história de um dos viajantes que embarcou no navio. E a atendente nos avisa: no final da exposição vocês vão saber se esse viajante sobreviveu ou não!
Leio meio ansiosa para saber quem peguei: uma jovem que estava em lua de mel e que viajava em primeira classe com o marido e a criada. As chances dela ter sido salva são grandes já que era mulher (temos prioridade em casos de emergência) e estava em primeira. Fico com certa expectativa  para saber se a jovem sobreviveu.
A visita começa com a construção do Titanic que foi cosiderado "inaufragável" devido aos seus sistemas de segurança. Além de ser uma embarcação de passageiros  foi construído também para levar carga e correnpondências. E vale a pena ler atentamente a todas as informações que nos são colocadas. Mais de 10 mil homens trabalharam durante 3 anos para fazer a parte externa.

                                           Réplica do bilhete

Por toda a exposição há inúmeros objetos reais com as devidas explicações.
Avançamos e chegamos à primeira classe do Titanic.Um painel imenso com a escadaria principal nos remete ao filme. Que é idêntico. Sabem quanto custavam as cabines mais caras??? O equivalente a 103 mil dólares!! (em valor reajustado aos dias atuais) Mas o luxo....aahhh o luxo.....tudo de primeiríssima mesmo. Uma das passageiras comenta em um dos panéis sobre o prazer de comer morangos frescos no meio do oceano e tudo isso tem um preço. Embarquei totalmente nesse glamour. A música de fundo ajuda na ambientação, são as músicas ouvidas nos bailes.

                              Dormitório da Primeira Classe


E em poucos passos estamos na terceira (estas cabines custavam o equivalente, em valores também reajustados, a U$900). Com 2 beliches e espaço muito reduzido...mas que à época esses dormitórios eram considerados melhores  que a maioria dos outros navios já que pelo menos no Titanic havia colchões tradicionais e não de palha. Sentimos um pouco da agonia vivida por esse povo pois os sons das máquinas são ensurdecedores! Imagine ouvir esse barulho o dia todo, inclusive à noite na hora de dormir. Também estão as grades que impediam o acesso às melhores classes.Muito bem mostradas no filme também.



           Aqui dormiam os que estavam na terceira classe

E chegamos na parte da máquinas. Réplicas da grandes fornalhas de carvão e pedaços dos carvões usados.
Já conhecemos todo o navio, chegou a hora: temos de naufragar! Quem embarca no Titanic não tem outra saída, já que esta foi a sua única viagem.

A exposição vai nos preparando com alguns depoimentos do exato momento do choque do imenso iceberg com o casco. Tem gente que escutou um imenso barulho....outros nada ouviram.

Apesar deste choque ter sido enorme o navio levou várias horas para naufragar de fato e a maioria das vítimas morreu de hipotermia  devido às congelantes águas e não afogada.
O resultado é catastófrico: das 2.227 pessoas abordo 1.522 morreram

Nesse momento podemos tocar numa réplica de um iceberg.  Congele as suas mãos...tenha uma ideia mais real da terrível noite de 14 de abril de 1912.
Outro objeto que pode ser tocado é o casco original do Titanic. É uma pedaço pequeno, é verdade. Mas o fato de ser original é emocionante.

Um bote em tamanho original é projetado no chão. Estou tão "embarcada" que sinto um leve friozinho na barriga......como havia muita gente nesses botes muita água entrou neles então os que sobreviveram também sentiram um frio imenso.

E chegou a hora de checar a lista de sobreviventes ....será que "morri"???
Enormes painéis tem a lista completa dos passageiros.
Para meu alivio sobrevivi ao maior naufrágio do século 20. Mas fiquei "viúva": meu marido não está entre os que se salvaram.

Já estamos no fim do nosso passeio. Ficamos sabendo que medidas foram tomadas para que tragédias como esta não voltem a acontecer. Depois do Titanic nenhuma outra grande embarcação naufragou por causa do um iceberg.

Na última sala há uma pequena loja que infelizmente estava fechada. Queriamos tirar uma foto em frente à grande escadaria da primeira classe.....mas não deu.
O preço de cada foto é R$ 10,00

No mês passado tive a oportunidade de conhecer Belfast, Irlanda do Norte, cidade onde foi construído o navio.É muito curioso ver como o povo tem um imenso orgulho de ser a "terra do Titanic"....apesar de ter sido foi um grande fracasso. Há monumentos e homenagens aos mortos no naufrágio. Nos passeios que se faz pela cidade o Titanic é sempre lembrado e citado.



A exposição já passou por várias cidades do mundo e também do Brasil e já foi vista por mais de 22 milhões de pessoas
Depois de Curitiba vai para Brasilia.
Site oficial
www.titanicaexposicao.com.br/
Este outro site tem muitas informações interessantes também
http://www.titanicsite.kit.net/

Em breve o filme de imenso sucesso será relançado em versão 3D.

Meninas, já visitaram a exposição ou planejam visitá-la??

Beijão!
Ótima semana!

Andrea

4 comentários:

  1. Que legal essa exposição!!! Super interessante!
    Eu nem estava sabendo, mas vou ver se arranjo um tempinho pra ir!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Sou fascinada pela história do Titanic! Será que vem pra BH?
    Bjos!
    Lu VIlela

    ResponderExcluir
  3. OI Nathy!!
    Vale a pena visitar a exposição.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!!
    Procurei saber se a exposição vai para Belo Horizonte e não achei informações a respeito.
    A única certeza é que daqui vai para Brasilia.
    Beijos
    Andrea

    ResponderExcluir